sábado, 4 de julho de 2015

Caracterização da EMJPF


            Instituição pública de ensino, localizada na rua  Bailon Lopes Carneiro , s/nº , Município  de Conceição do Coité - BA    - CEP:  48730-000. Criada pela Portaria 076, publicada no Diário Oficial 31/10/1997
CNPJ: 13.843.842/0001-57 – Fonefax: (75) 3262-1547 - e-mail: jpfcoite@hotmail.com
Diretora - Maria Nascirene Lopes Santana
Vice – Diretores - Estevânia Ferreira de Oliveira Brito ( Matutino), Elenilda Cristina S. Rodrigues ( Vespertino) e  Marcos Antônio Araújo da Silva ( Noturno)
Coordenação pedagógica - Marly Nascimento Lima
A escola João Paulo Fragoso iniciou seus trabalhos em 31 de outubro de 1997, portaria nº 057/31/1997. Na qual, funcionava apenas em um turno de 1ª a 4ª série no prédio do CAIC a Rua João Matheus de Souza com a matrícula de 269 alunos no total de 11 turmas. Colocou-se este nome como homenagem ao primeiro prefeito do município eleito pelo povo, o senhor João Paulo Fragoso.
Posteriormente em 2001 foi implantado o Ensino Fundamental II conforme o Diário Oficial 002/04/12, processo de nº 00582478/2001 onde a Unidade de Ensino passou a atender um público de 980 alunos.  Em 2005 a Escola passou a funcionar em um novo espaço físico, sendo transferida para o prédio em que funcionava o antigo  Colégio Wercelêncio Calixto da Mota, Rua Bailon Lopes Carneiro, S/N, Centro, Conceição do Coité BA.
Atualmente a escola possui matriculados 894 alunos divididos em três turnos de funcionamento, tendo 11 salas de aulas ocupadas no matutino e vespertino e 06 salas no noturno, atendendo as seguintes modalidades de ensino: Ensino Fundamental II, Tempo Juvenil e Educação de Jovens e Adultos. Enfatiza-se que,  apesar de esta situar-se em uma parte nobre da cidade, o público alvo, em sua maioria, é oriundo da zona periférica e rural do município; os estudantes apresentam baixa renda , por conta disso recebem o  beneficio do programa do Governo Federal – Bolsa Família e os que residem distante da escola utilizam o transporte escolar Caminho da Escola.
 É importante ressaltar que a escola já aderiu ao ensino fundamental de nove anos desde 2008, garantindo assim o acesso da criança nessa modalidade de ensino a partir dos seis anos de idade, respeitando dessa forma, o que determina as leis LDB 9394/96, 11.114/2005, 11.274/2006, como também o decreto municipal nº. 546 de 07/11/2008.
A escola foi contemplada com uma sala de Atendimento Educacional Especializado – AEE, na qual alunos com deficiências física, mental, intelectual e sensorial, alunos com transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades e alunos com deficiência auditiva são atendidos por um professor especializado em Educação Especial. Esse serviço funciona num espaço físico denominado “Sala de Recursos Multifuncionais”, que permitirá a acessibilidade ao ambiente e aos conhecimentos escolares.
A escola também foi contemplada com o Programa Mais Educação, este atende, prioritariamente, escolas de baixo IDEB, situadas em capitais, regiões metropolitanas e territórios marcados por situações de vulnerabilidade social, que requerem a convergência prioritária de políticas públicas.
Em 2013 houve a implantação desse programa, o qual tem como objetivo tirar os alunos da área de vulnerabilidade, tem como meta oferecer ao estudante uma educação integral, já que está além de trabalhar as competências , habilidades e aptidões, possibilita  ao aluno o acompanhamento pedagógico e tem como finalidade  a orientação de estudo  e leitura, esta vem com a proposta de promover um tempo diário e significativo para o aprofundamento e o acompanhamento do que foi aprendido em sala de aula, enfatizando ações que promovam a paixão pela literatura, o convívio com a escrita e a leitura compartilhada de textos, o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático, a compreensão das relações sociais e humanas e das relações entre os diferentes seres da natureza, dentre outras aprendizagens significativas dos diferentes campos do conhecimento.
A equipe gestora trabalha com a Gestão Democrática, na qual todos os segmentos participam das decisões e eventos a serem realizados, como também participam da execução e fiscalização dos recursos financeiros realizados pela Escola.

Fonte: ESCOLA MUNICIPAL JOÃO PAULO FRAGOSO - Projeto Politico Pedagógico, 2014


Equipe da Comunidade EMJPF:

Sábado Letivo- 14 de junho de 2014
 



Preparação da Festa Junina 2014





Professores e Direção:

    

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário